domingo, 26 de abril de 2015


Severino Felisberto Filho “Severo”



A MÍDIA REACIONÁRIA BRASILEIRA E A EVOLUÇÃO DO CAPITÃO-DO-MATO


Na atual configuração sociológica brasileira, uma nova categoria social surge das entranhas do feudalismo para alimentar os mais modernos sistemas de informações da sociedade brasileira, a mídia burguesa (mesmo correndo o risco de ser chamado anacrônico já que alguns estudiosos dizem que o termo burguesia não se aplica mais as sociedades complexas).
A essa nova “espécie” chamo de “capitães do mato” contemporâneos, que diferente dos tradicionais “capitães do mato” da antiga (¿) sociedade escravagista do séc. XIX e meados do séc. XX, os atuais “agentes sociais” foram “promovidos” na escala da “teoria da evolução a espécie” e começaram a ganhar mais importância e fama do que seus patrões a quem chamo de feudalistas contemporâneos ou “barões da mídia”. Diferente do desprezível capitão do mato de antes que foram odiados e renegados pelos escravos, e claro humilhados e caçoado pelos donos de escravos e por toda a elite branca da época, o capitão do mato contemporâneo tem valor de mercado alto, são bem pagos, estão sempre em evidência são formadores de opiniões (segundo os idiotas), atuam em diversas áreas como educação (professores universitários, pesquisadores, historiadores, sociólogos e filósofos) negócios (empresários, comerciantes e vendedores) religiosos (padres, pastores, bispos, missionários)  na política ( vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e presidente) e principalmente na comunicação (jornalistas, repórteres, colunistas de jornais e revistas de grandes “trustes”, editores e diretores de jornalismo) que é o foco, aliás o  tema principal que tentaremos da sequência essa abordagem.

De maneira simples sem simplismo, os grupos supracitados, especificamente esse último têm como missão retardar, com todas as armas possíveis, qualquer tentativa democrática de instauração de um governo popular que tenha em seus programas de governo, objetivos claros de redução da desigualdade social, escolar e principalmente desigualdade de renda.
Essa “mídia branca” (aquela que ficou encantada não com os protestos em si, mas com as faixas pedindo golpe de estado nas manifestações contra “a corrupção”, no dia 15/03/15) que também detém o poder econômico é uma classe que vive do ódio, da humilhação dos seus funcionários tipos: (auxiliares de limpeza, porteiros, vigilantes, babás, motoristas particulares, taxistas, caixas de supermercados, de bancos, venderes e se conseguirem também os professores dentre outros. Essa classe dominante é o famoso “ Analfabeto Político” citado por Brecht.
 Vale lembrar também que essa classe burguesa, ojeriza qualquer dialética construtiva que tenha finalidade de questionar o modelo de dominação vigente. A “decoreba” imperante, de aparente validade dialética e disseminada entre os intelectuais da “direita” como veremos a seguir:  “ a ideia de justiça repousa sobre a inveja. Consciente de sua baixeza, o “proletariado moral” deseja reduzir a seu nível aqueles que lhe são superiores. A impugnação do direito de propriedade, particularmente, funda-se na inveja das classes operárias com relação as classes que não obtiveram sua riqueza pelo próprio trabalho”. Scheler¹. (OBS: qualquer semelhança com a visão dos “coxinhas” de que só eles  são trabalhadores, só eles pagam impostos e o resto do povo são vagabundos e preguiçosos conforme disseram nas manifestação do dia 15/03/15 é mera coincidência).
 Outro “cão de guarda da burguesia” na sua missão de difamação do proletariado; segue destilando seu peçonhento veneno “O sentimento de frustração provoca no trabalhador certo desalento e neurose que são sublimados na atitude revolucionária. Em suma, toda desgraça do proletário provém de que ele se crê proletário.” Adler² .
Na sequência, podemos observar que quando se trata de trazer a luz da verdade os direitos “do cidadão universal ou cidadão do mundo” sob a ótica kantiana, a direita trata de desqualificar desvelar toda animosidade latente contra a classe trabalhadora. “Economicamente, a classe operária não existe. O proletariado, efetivamente é um estado de espírito mais que consequências de condições exteriores... é um elemento ou um grupo social que, estando no interior de uma dada sociedade, verdadeiramente não faz parte dela... o que realmente distingui o proletariado não é a pobreza nem o nascimento humilde, mas a consciência e o ressentimento de um ser deserdado”. Toynbee³ ( apud. BEAUVOIR, 1972, p.16-17).
A outra “doxa contagiante” (reproduzida até entre os trabalhadores) afirma categoricamente “ que o oprimido vira opressor” assim que tomar o poder, o que é verdadeiro em um sentido bem restrito e atípico que até agora o único fato constatado na história que valida esse argumento é justamente um acontecimento “à moda burguesa” que foi a Revolução Francesa ou seja, além de ser um argumento contraditório, já que nunca na história da humanidade ( Lula* foi obrigado a “afogar” os banqueiros de lucros recordistas) um trabalhador assumiu o poder e se sustentou sem o apoio da elite econômica midiática. Portanto, o burguês é mestre em “dá tiro” no próprio pé!
No discorrer dessas linhas, o leitor vai perceber que o ponto de partida dos feudalistas contemporâneos e seus incansáveis “capitães do mato” se confundem porque partem da mesma ideologia: a busca incansável pelo “status quo”, basta lembrar da sonegação do HSBC, conhecida como “Operação Swissleaks”).



___________________________________________________________________
 Max Scheler¹ (22 de agosto de 1874Munique - 19 de maio de 1928Frankfurt am Main) foi     um filósofo alemão conhecido por seu trabalho sobre fenomenologiaética e antropologia filosófica.Scheler desenvolveu o método do criador da fenomenologia, Edmund Husserl, e era chamado por José Ortega y Gasset de "o primeiro homem do paraíso filosófico". 
Afred Adler², (07 de Fevereiro, de 1870, Viena - 28 de Maio de 1937, Aberdeen) Foi um psicólogo austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual.
Arnold Joseph Toynbee³, (14 de Abril de 1889, Londres - 22 de Outubro de 1975, Londres) foi um historiador britânico cuja obra-prima é Um Estudo de História ( A Study of History), em que examina de doze volumes, o processo de nascimento, crescimento e queda das civilizações sob uma perspectiva global.
Lula* Presidente do Brasil de 2002 a 2010, foi eleito pelo Instituto de Pesquisas Datafolha e Revista Fórum, o melhor presidente do Brasil de todos os tempos. Durante seu mandato, criou o programa de complemento de renda chamado de Bolsa-família que tirou mais de 20 milhões de pessoas da extrema pobreza e ainda incluiu mais de 35 milhões subiram para classe média, segundo a Revista Exame. Ainda criou o PROUNI, FIES e ENEM. Para fortalecer nossa frágil democracia, devolveu ao sistema oficial de ensino as disciplinas de Sociologia e Filosofia censuradas na ditadura militar.


Segundo BEAUVOIR, Simone (1972, p.9), “ a burguesia transformou-se em classe dominante, e ao invés de lutar contra os privilégios alheios, defende hoje seus próprio privilégios contra o resto da humanidade”. Sempre abusando das premissas falaciosas, “ o capitão do mato” contemporânea abusa fácil do poder que lhe é concedido e perde a credibilidade( graças a internet) de suas “verdade absolutas”,  vinte e quatro horas depois da divulgação. É fácil vê como eles se tornaram destruidores de reputações e bibliografias, e como eles invadiram as instituições públicas fazendo a vez do executivo, do legislativo e até do judiciário. Qualquer ser humano atento e lúcido sabe que a impressa e a liberdade de expressão devem ser clausula pétrea em qualquer Constituição seria e democrática. Qual individuo ético não sonha com uma democracia real¿ Não serve para mim nem para minha família e amigos comprometidos com a coletividade, essa democracia inventada de um pequeno grupo de usurpadores que resolveram rapinar o Brasil e atribuir seus crimes aos partidos que eles não o apoia. Esses são os mesmos que em nome da falsa moral usaram os espaços na mídia para disseminar a raiva, ódio e até  assassinato contra os pobres, os negros, nordestinos, homossexuais, transexuais, prostitutas e travestis. Nem as mulheres escaparam dos bombardeios. Se no passado recente os donos da mídia ou “feudalistas contemporâneos” se juntaram com a sociedade civil patrocinadores do Golpe Militar de 1964, os “capitães do mato” contemporâneos fizeram parceria com a mentira e em nenhum momento tiveram o respeito pelas leis do país expressa em linguagem natural na nossa Lei Maior, a Constituição de Federal de 1988.
O desejo da mídia antidemocrática reacionária é montar um exercito bem treinado de capitães do mato. Eles perceberam que a Lei Maior é antidemocrática ( sob a ótica da democracia convencionalista que resolveram defender) e que é de interesse da nação e dos “bons costumes” resgatar a “dignidade nacional” que está a mão do comunismo "ptista" que só eles enxergam. Essa mídia doentia é capaz de fazer campanhas sujas para difamar os “conselhos populares” alegando que o Brasil poderia virar Cuba, Venezuela ou uma república bolivariana (da Bolívia)  e convencer o “putrificado” e petrificado poder legislativo a votar contra. Essa mesma mídia tradicional e os jornalistas “capitães do mato” são capazes de apoiar um golpe contra nossa Constituição Federal quando resolveram apoiar o PL( 4330) da terceirização, que esfola e empala o trabalhador brasileiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
         BEAVOIR, Simone. O Pensamento de Direita, Hoje. 2.ed. Vol 4. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1972.
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Scheler Acesso: Abr.2015
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Adler Acesso: Abr.2015
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_J._Toynbee Acesso: Abr.2015
·         © 2015 Microsoft
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário